Avançar para o conteúdo principal

As verdadeiras mascaras

Olá meus amigos e bom carnaval! 

Antes de começar por dizer seja o que for, devo sublinhar que o Carnaval claramente não é a "minha festa", aliás acho que a ultima vez que me mascarei deve ter sido... na quarta classe e a birra foi de tal forma memorável e monumental, que nos anos seguintes, os meus pais deixaram-me faltar à escola no dia do cortejo carnavalesco. 

No entanto, e independentemente de não gostar de andar vestido de Lobo mau, Super-Homem ou Talibã, confesso ser fã de todo o processo criativo e posteriormente, de todo o trabalho que algumas pessoas têm a mascarar-se, aliás não só a mascarar-se mas também a incorporar os traços, trejeitos, frases da personagem que estão a interpretar. Genuinamente admiro o esforço dessas pessoas em criar algo que tão cépticamente acho de...parvo. Desculpem se isto pareceu snob ou elitista, mas fui criado a pensar no sentido prático das coisas em primeiro lugar e não consigo encontra-lo no Carnaval.

Não, não vou falar hoje do grande fenómeno que é o Carnaval, para isso leiam o que esta actualmente na imprensa, hoje, vou falar de um sub-fenómeno que acho muito curioso: os homens repetidamente a mascararem-se de mulheres. Ao longo destes últimos anos tenho vindo a reparar nisto, e parece-me que, ano após ano, piora. Será que alguém consegue explicar o porquê da fixação de muitos homens em mascarar-se de mulheres!? Pior, não só se mascaram de mulheres como repetem a máscara nos anos seguintes!? 

Enquanto estava a escolher uma foto para este post estive a pensar em varias teorias para poder desmistificar algo que assombra o género masculino, sim(!) homens-que-se-mascaram, existem mulheres que já reparam, pensem nisso. Inicialmente fiquei a pensar que seria pelo "fácil" acesso às roupas(?), mas o fácil acesso goes both ways, ou seja, poderiam ir de bêbados (roupas antigas, um garrafão, bochechas vermelhuscas, e já estava), ou parolos (uma camisa aos quadrados de flanela, uma mono-sobrancelha e um palito), ou fantasmas (um lençol) ou até mesmo recém-nascidos (sem roupa), sei lá(!) existem tantas possibilidades em que roupas de fácil acesso dariam máscaras. 

Decidi abordar o problema por outro prisma, seria por ser uma máscara que não sai de "moda"?  Uma mascara que ficaria sempre bem numa festa? E sim, em festas de Carnaval existem sempre o conjunto de homens vestidos de mulheres mas espera lá... se assim é como é que explicam a destreza a andar de saltos? mas... então não os usam APENAS uma vez por ano? Assustei-me, será que a máscara é na realidade usada durante o ano todo e no Carnaval são livres para não usar máscara!? Se assim é, temo que existam muitos homens tristes e frustrados na sociedade portuguesa. 

Se bem que assim estou aqui a ver umas quantas boas oportunidades femininas em perspectiva... 

Have a good reading and a good life!

Comentários

  1. Concordo com a nauseá causada pelo numero exagerado de matrafonas e pelos comportamentos dignos de vómito, cada vez há mais armários de portas escancaradas... das duas uma ou há pouca imaginação para recorrer a outro disfarce ou não é mesmo disfarce, é sim uma total libertação de paneleirices reprimidas... sejam como quiserem mas nos incomodem com estes comportamentos na via publica, ainda bem que é só uma vez por ano acho eu, a não ser que queiram fazer mais paradas gay mais vezes por ano... não abusem do termo "É CARNAVAL E NINGUÉM LEVA A MAL" tenham juizinho...

    ResponderEliminar
  2. Muito bom comentário. Hoje em dia é muita malta a sair do armário. Não são só portas escancaradas, as portas de correr tambem facilitam muito! Eu francamente sou da opinião de que há muita gente que aproveita o Carnaval para vestir aquilo que queria vestir todo o ano. Homens e mulheres

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente não concordo com o muito que aqui escreveste, aceito-o apenas como a opinião de um amigo que respeito... As pessoas devem ser livres de se vestirem como lhes apetece, se gostam de ser parvos, que o sejam... Não estão a fazer mal a ninguém. Quem não respeitar isso, faz como tu e não festeja o carnaval... Fiquei triste pela tua não presença e acredito que se tivesses deixado esses fantasmas que te atormentam desde tenra idade e perdesses os preconceitos terias tido das melhores noites de sempre!!! Aquele abraço... JC XD

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo totalmente o que disse o Ruben... A mim, pior do que uma qualquer parvoíce foi o facto de não estares connosco em mais uma grande festa!!!
    Quanto à polémica... Deixa-me que te diga! Nunca me vesti de mulher no carnaval mas só por causa disso, estou francamente inclinado em optar por essa indumentária no próximo ano! (",)
    Não por ser triste ou frustado mas simplesmente porque sou aquilo que me apetece e ninguém tem nada a ver com isso! Prefiro um entrudo vestido de mulher que saiba comportar-se do que um vestido de super herói que não saiba ocupar o seu lugar...
    E Paulo... Não sei se já te tinha dito mas.... foi uma grande festa!!!

    ResponderEliminar
  5. Malta, em primeiro lugar devo dizer que o objectivo deste post não foi em momento algum desrespeitar quem brinca ao Carnaval, se sentiram dessa forma peço desculpa. Aliás Filipe, se para o ano te quiseres vestir de mulher não tem mal algum... agora se repetires nos anos seguintes...

    Em relação a não gostar do Carnaval... da mesma forma que não gosto do Carnaval também não gosto que me acordem com barulho de manhã ou que não gosto de bacalhau, é gosto pessoal e inexplicável... simplesmente não acho piada.

    Independentemente das minhas crenças e gostos acredito numa coisa, perdi uma grande festa com vocês :)

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente o que me parecia um comentário bem orientado,teve alto "capotanço"...1.tens de averiguar se o que relamente te incomoda é o Carnaval ou são os "travecas"!2.Começo a pensar que realmente que esse trauma veio da infância,certamente quando tentaram vestir-te de menina(desculpa mas não vejo razão pa tão grande trauma, e olha que compreendo que não gostem de palhaços,lol),pois qualquer criança gosta de se mascarar.Faz parte da evolução do seu processo imaginativo (tal como interpretar personagens).3.Realmente perdes-te grande festa...mas deixa lá,tens agora a Páscoa "go wilddddddd"....lol

    ResponderEliminar
  7. concordo ao máximo Paulo! Em particular uma coisa: essa mestria de salto alto é, no mínimo, suspeita! :)

    ResponderEliminar
  8. Também não gosto do Carnaval, ou melhor, tou-me nas tintas. Mas confesso que já tive grandes acessos de gargalhadas com alguns mascarados. A questão de se mascarar de mulher também é interessante, porque é verdadeira, embora realmente também não chegue às verdadeiras justificações para isso; muito embora não me pareça que seja uma questão de armário - que estão actualmente em vias de extinção em Portugal (como diz o Manuel Serrão)- mas também não tenho nada contra isso, muito pelo contrário. Em suma, whatever para o Carnaval, mas espero continuar a chorar de tanto rir quando vir mais mascarados absolutamente ridículos por aí, a expressarem aquilo que anda reprimido durante os outros dias do ano... :)

    ResponderEliminar
  9. Sabes que esta coisa de ter blogue às vezes surpreende-nos, quando nos começam a atribuir selos de amizade. Tens um selo no meu blogue para ti, são miminhos que se vão partilhando de blogueiro em blogueiro, e que não passam de mimos, mas eles nunca são demais. Se o quiseres passa por lá ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pablo el mexicano

Bom dia meus amigos, Já não vos escrevia há imenso tempo e hoje apeteceu-me. Esta cronica vai parecer um relato... mas enfim foi para o que me deu para escrever. Como sabem vim trabalhar uns tempos para o México e, à semelhança de outras viagens, esta têm me feito aprender imenso, rir imenso e... enfim... ter muitas saudades do meu cantinho à beira mar plantado. Mas não é de coisas tristes que vos venho falar, o Fado deixo-o em Portugal que está muito bem! Quero sim deixar-vos algumas dicas de quem ainda tem imenso a aprender sobre "DF" (nome cool para chamar à cidade do México), mas que nestes dias já aprendeu umas coisitas! A cidade é rica em extremos, de tal forma que para um europeu pode parecer muito estranho, por exemplo temos pessoas cuja função é só arrumar carros... e não.. não é tipo os nossos que pedem moedinha... quer dizer, até pedem... mas aqui é mais chique e chamam-lhe de "propina". Bem, pensando bem, não é um bom exemplo, vou ante

Os enormes.

     Bom dia meus amigos, Tenho que revelar-vos um segredo bem guardado... Os meus amigos são ENORMES. Sério que sim! Ora isto pode parecer um conceito estranho para os comuns mortais, mas é a mais pura verdade. Aos fins de semana os meus enormes e estratosféricos amigos descem à terra e assumem uma aparência (na medida do possível) terrena, passando algumas horas de salutar convívio no meio dos terráqueos, sem que estes, coitados, saibam que estão na presenta de seres tão colossais. Não pensem no entanto que estamos cá à muito tempo, estas descidas à terra são relativamente recentes: primeiro porque só descobrimos este pequeno paraíso inter-galáctico à pouco tempo e depois porque (e isto pode parecer estranho de acordo com a vossa escala, mas) aterrar em algo tão pequeno como a terra não é nada fácil. Podem parecer naturais, mas aquelas crateras lunares foram algumas das nossas tentativas falhadas. E pouca gente sabe disto mas a terra tinha 3 luas... duas delas

Bolas... sou adulto...

  Olá meus amigos! É verdade, sim eu sei, não precisam de ser assim tão assertivos... Efectivamente estou à demasiado tempo sem escrever, mas prometo que rapidamente vou compensar isso. Durante todo o tempo que passou entre posts, aconteceram imensas coisas, umas até de interesse relativo e outras que pronto vá... nem por isso :p,  No entanto estes acontecimentos de relativo interessante não são o motivo pelo qual vos escrevo hoje, mas sim, algo que me está a preocupar de sobremaneira (e claro, como não vos escrevia desde o verão do ano passado(!!!)   fiquei a achar que passou tempo suficiente para vocês voltarem a ler parvoíces minhas). Todo este drama começou com uma frase muito simples da minha mãe...  "Olha, tens aí dois cabelos bem branquinhos!" -_-'    "- Cabelos brancos!?!? Como assim cabelos brancos!??!" Sim.. ok é verdade que eu já tinha reparado (e decidido ignorar) alguns dos sinais... ahh e tal de vez em quando o meu mono-abdominal fica mai