Avançar para o conteúdo principal

Mau perder/mau ganhar

Meus amigos!

Esta semana fiquei chocado com a forma como as pessoas andam super agressivas e competitivas, hoje em dia ninguém aceita perder a nada, seja no trabalho, na vida pessoal, até no transito!?!? Uma ultrapassagem mais brusca e já temos o buzinão ou pior a tentativa logo a seguir de ser ultrapassado enfim... assustador.

Mas o que me levou mesmo a pensar nisto foi o facto de ver tantos benfiquistas com mau ganhar, ou ainda pior, ver tantos portistas com mau perder, deixem lá isso, quem marca mais golos ganha jogos, quem ganha jogos ganha o campeonato, não jogamos bem, não ganhamos.

É óbvio que em publico nunca irei admitir que a possível vitória do campeonato pelo Benfica foi merecida... isso era too much, (ainda por cima, porque até será merecida, caso ganhem claro), mas pelo menos temos que ser capazes de ver quando não fomos melhores e convenhamos que não fomos mesmo.

Acho que o mundo está a ficar demasiado competitivo e ganhar justifica todas as acções que se tome a seguir, sejam elas boas ou más. Posso até não ser a pessoa ideal para criticar mau perder, mas pelo menos traço a linha aí, no momento antes de-se-começar-a-fazer-coisas-más-só-para-ganhar.

Mas enfim mau perder e mau ganhar tem outras vertentes com muito mais piada... (ou não, lol) no outro dia assisti a uma conversa que seguramente todos já assistimos no passado, pessoas que se tornam competitivas até nas desgraças... quem teve a desgraça maior:

Competitivo 1 - "Ahh tive um acidente e bati com o carro"
Competitivo 2 - "Só isso!? eu bati, capotei o carro e parti 4 ossos!!"
Competitivo 3 - "Só isso!? eu mandei um carro para a sucata a 220km/h e as duas pessoas que estavam comigo foram para o hospital com fracturas expostas e eu fiquei de coma!"

O ridículo destas conversas chega a ser tal que não consigo evitar um revirar dos olhos e suspirar e

"ahhh só isso eu tive um acidente de mota e voei por cima de uma pickup e parti o fémur!"

mas não costumo ganhar... :-(

pronto... não que eu tenha qualquer moral para criticar, mas pelo menos o meu espírito competitivo só "liga" quando efectivamente existe uma competição envolvida... euh... talvez... hummm.. Ok um exemplo: eu aposto que ninguém me censura por ter amuado quando perdi a jogar wii contra o meu vizinho de 9 anos, foi uma competição "normal", ele só não precisava de ter ganho 10 vezes consecutivas e em cada uma delas gritar.

"GANHEIIII!!!! GANHEIIII!!! GANHEIIII!!!

Achei que foi rude por parte dele, e como ele não parava de ganhar tive que desligar a wii e dizer-lhe que ele tinha que ir para casa fazer os trabalhos de casa...

Enfim mau perder é lixado... Have a good reading and a good life ;-)

Comentários

  1. Também conheço histórias de mau perder com bancos... mas essa fica para outro dia!!!

    ResponderEliminar
  2. Olha, eu tambem não tenho maus perder. Mas ultimamenete tenho tido muita vontade de malhar em vermelhos. É normal, é desportivo...não é mau perder.

    ResponderEliminar
  3. lol... Não se perde nada em ter fair-play!!! Bem, às x, perde-se um pouco a paciência (",)

    ResponderEliminar
  4. O mau perder é directamente proporcional à competitividade envolvida...admiro e gosto de uma competição, e consequentemente um certo mau perder e mau ganhar, mas não na medida do "tudo vale"!E mal por mal, é muito mias facil controlar o mau ganhar que o mau perder!!!hihihihihi

    ResponderEliminar
  5. Gostava mesmo muito, de comemorar a conquista do campeonato pelo... BRAGA... is ser bonito, ver o mau ganhar alterar instantaneamente em mau perder... hehehe!!!! Isso era mesmo LINDOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Depois do fantástico jogo de Domingo, falar de mau ganhar e mau perder ganha outra dimensão... eu sou uma mulher feliz, e passei a ser também do Rio Ave desde pequenina... :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quizzes do facebook

Meus amigos, durante este fim de semana estive novamente a pensar (como podem ver pela frequência dos post's, isso não acontece tantas vezes quanto isso, mas esse facto por si só, não é a noticia). Dessa meditação resultou uma inquietante e crescente preocupação minha, passo a explicar, a cada dia que passa, vejo cada vez mais questionários no facebook e consequentemente cada vez mais pessoas a responder a esses mesmos questionários. Sim, okey eu admito, sou um homo-sapiens, bípede,  com deficiências humanas e como tal... fraco, e sim, confesso,  já perdi a conta ao numero de quizzes do facebook que fiz (mas tenho que dizer que NUNCA aderi ao FarmVille!!!! não que isso ajude a justificar seja o que for, mas soube-me bem dize-lo). Ora bem, voltando ao cerne da questão, eu entendo que seja simples, e até apelativo começar a fazer questionários, inclusivamente existem alguns bem inocentes, por exemplo: "Math quiz" para saberem quão tótós são a matemática, ou ainda por

Pablo el mexicano

Bom dia meus amigos, Já não vos escrevia há imenso tempo e hoje apeteceu-me. Esta cronica vai parecer um relato... mas enfim foi para o que me deu para escrever. Como sabem vim trabalhar uns tempos para o México e, à semelhança de outras viagens, esta têm me feito aprender imenso, rir imenso e... enfim... ter muitas saudades do meu cantinho à beira mar plantado. Mas não é de coisas tristes que vos venho falar, o Fado deixo-o em Portugal que está muito bem! Quero sim deixar-vos algumas dicas de quem ainda tem imenso a aprender sobre "DF" (nome cool para chamar à cidade do México), mas que nestes dias já aprendeu umas coisitas! A cidade é rica em extremos, de tal forma que para um europeu pode parecer muito estranho, por exemplo temos pessoas cuja função é só arrumar carros... e não.. não é tipo os nossos que pedem moedinha... quer dizer, até pedem... mas aqui é mais chique e chamam-lhe de "propina". Bem, pensando bem, não é um bom exemplo, vou ante

Questionário

Olá meus amigos!  Gosto de questionários, enviaram-me um BEM interessante e por isso decidi faze-lo :) 1. Existe um livro que relerias várias vezes? Humm... Difícil... Talvez "A conspiração" de Dan Brown, não consegui parar de ler, a velocidade que o livro impõe da primeira à ultima página é incrível. 2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim? Rio das Flores... uff sério que tentei, fiz várias tentativas mas era um esforço demasiado grande terminar uma página... não dá, desculpa Miguel Sousa Tavares. 3. Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria? Provavelmente o meu, mas para isso tenho que deixar de ser baldas e termina-lo. 4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste? Milhares, muitos que ainda não sei que existem, mas um Guerra e Pa