Avançar para o conteúdo principal

"Queria um café por favor."

Meus amigos, é com esta simples e praticamente inócua frase que começa um dos meus piores e mais recorrentes pesadelos...

Sim, devo dizer que o post de hoje é de serviço publico, leiam, decorem, tomem nota, imprimam, enfim o que preferirem, mas estejam atentos, pois se um dia vocês pedirem um café e alguém chegar ao pé de vocês e disser a mítica frase:

"ahh, se queria é porque já não quer!"

Vocês vão estar preparados! Pior...! se logo a seguir essa mesma pessoa ficar com aquele sorriso estúpido como se tivesse dito a maior e melhor piada do mundo enquanto está a pensar "sou bué da esperta"! Peço-vos que lhe erradiquem estas pessoas ou pelo menos que as façam calar...

Estive a pensar muito sobre este assunto e no outro dia dei mais ou menos esta resposta:

"Caso não saiba, eu estou a usar o Presente condicional Simples, que se conjuga da seguinte forma:

Eu queria
Tu querias
Ele queria
Nos queríamos
Vos queríeis
Eles queriam

E mais!! Normalmente o condicional é usado para:

* falar de acções pouco prováveis de acontecerem porque a condição de que dependem não se realiza no presente

* expressar desejos

* sugerir

* indicar acções posteriores à época de que se fala ( mais comum na linguagem escrita)

E last but not least, repare:

* formular pedidos (forma de cortesia); (neste caso o condicional é cada vez mais substituido pelo imperfeito do indicativo)

Deixo-lhe até alguns exemplos de presente condicional:

- Gostaria de ir com vocês, mas infelizmente não posso.
- Daria tudo para não ter exame amanhã.
- Poderia dizer-me as horas, por favor?

agora... pode trazer-me um café por favor?"


A sério, peço mesmo a vossa ajuda, estou a aperceber-me que na realidade este post não é serviço publico mas sim um cry for help!!! Eu pretendia (<- reparem que eu uso bastante este tempo verbal) erradicar definitivamente esta espécie de piada comum aos funcionários de restaurantes e cafés por esse Portugal fora... aliás, para que este nosso movimento tenha ainda mais força criei uma petição para tornar essa piada legalmente proibida, com coimas associadas e tal, sério, olhem só:

http://www.petitiononline.com/8055612/petition.html

Assinem e transformem a brisa que é este movimento num tornado imparável e destruidor de piadas estupidas (pelo menos desta)!!!

Espero que tenha contribuido de alguma forma para ultrapassar esta brutalidade verbal que somos sujeitos constantemente!!!

Have a good reading, and a good life ;-)

Comentários

  1. Muito obrigado pela lição de bom português... lol
    Agora estou a pensar se.... hhhuuummmmm... queria que voltasses ao trabalho ou se quero que voltes ao trabalho!!!! (",)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. ahahahahhahaahha muito bom. Sabes que digo as verdades, e a verdade, é que te queria dizer (e quero :P) que estás a surpreender-me! Tens imenso jeito para a debandada jocosa :P Sério, muito bem! Fica-te bem o tom satírico :) Mais, mais, mais!

    ResponderEliminar
  3. E, claro, depois daquela treta toda a menina cuspiu no teu café! (porque essa é a contra-piada de empregado de balcão contra aqueles que não se riram da primeira piada)

    ResponderEliminar
  4. Joana, é capaz de ser mesmo verdade... aposto que cuspiram mesmo... mas pelo menos eu não fiquei com um olhar vazio e perdido sem perceber o porquê que está um tipo a tentar ensinar português...

    ResponderEliminar
  5. Olá maninho,
    Por acaso já reparaste em que situações é que isso acontece?? É que sempre que me acontece essa do "queria mas já não quer" é o empregado que quer pegar comigo, provavelmente acha que é uma boa frase de engate.

    ResponderEliminar
  6. adorei este registo! além do mais tens toda a razão essa piadinha do "queria???" não há quem aguente!!!

    ResponderEliminar
  7. "Queria, já não quer?"... não riste, o teu café vem com espuma extra... é para aprenderes, só deves mostrar desagrado quando tiveres a certeza de que: 1º não voltas lá; 2º já foste servido e a unica coisa que te resta fazer, é pagar o hipotético café!
    É bem mais seguro, contra esta especie de terrorismo dissimulado...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pablo el mexicano

Bom dia meus amigos, Já não vos escrevia há imenso tempo e hoje apeteceu-me. Esta cronica vai parecer um relato... mas enfim foi para o que me deu para escrever. Como sabem vim trabalhar uns tempos para o México e, à semelhança de outras viagens, esta têm me feito aprender imenso, rir imenso e... enfim... ter muitas saudades do meu cantinho à beira mar plantado. Mas não é de coisas tristes que vos venho falar, o Fado deixo-o em Portugal que está muito bem! Quero sim deixar-vos algumas dicas de quem ainda tem imenso a aprender sobre "DF" (nome cool para chamar à cidade do México), mas que nestes dias já aprendeu umas coisitas! A cidade é rica em extremos, de tal forma que para um europeu pode parecer muito estranho, por exemplo temos pessoas cuja função é só arrumar carros... e não.. não é tipo os nossos que pedem moedinha... quer dizer, até pedem... mas aqui é mais chique e chamam-lhe de "propina". Bem, pensando bem, não é um bom exemplo, vou ante...

As verdadeiras mascaras

Olá meus amigos e bom carnaval!  Antes de começar por dizer seja o que for, devo sublinhar que o Carnaval claramente não é a "minha festa", aliás acho que a ultima vez que me mascarei deve ter sido... na quarta classe e a birra foi de tal forma memorável e monumental, que nos anos seguintes, os meus pais deixaram-me faltar à escola no dia do cortejo carnavalesco.  No entanto, e independentemente de não gostar de andar vestido de Lobo mau, Super-Homem ou Talibã, confesso ser fã de todo o processo criativo e posteriormente, de todo o trabalho que algumas pessoas têm a mascarar-se, aliás não só a mascarar-se mas também a incorporar os traços, trejeitos, frases da personagem que estão a interpretar. Genuinamente admiro o esforço dessas pessoas em criar algo que tão cépticamente acho de...parvo. Desculpem se isto pareceu snob ou elitista, mas fui criado a pensar no sentido prático das coisas em primeiro lugar e não consigo encontra-lo no Carnaval. Não, não vou falar hoje do gra...

A Irmandade do Anel.............. do Salgado.

Olá meus amigos, BOM ANO!!!!! Nestas festas de passagem de ano deparei-me com algumas situações que vão acontecendo durante uma noite de copos. Ok, ok tudo bem, podem sempre alegar que uma noite de passagem de ano não é uma noite "normal" de copos ou até que "what happens in the passagem de ano, stays in the passagem de ano", mas  isso não interessa nada para a minha analise, até porque a passagem de ano só reforça e aumenta o que já acontece na dita noite normal de copos. Reparem no entanto que não vos estou a contar isto por efectivamente ter reparado no que quer que  seja, até porque à noite, tenho normalmente a minha perspicácia e atenção desligadas (e algumas pessoas dizem que o cérebro também, mas nunca foi provado). Assustadoramente este ano houve uma diferença significativa, e, apesar de em outras ocasiões já existirem fotos, desta vez a malta inovou... desta vez existem vídeos... Sim meus amigos, eu sei... é assustador, mas ao mesmo tempo permitiu ...